Agendar Consulta
Agendar Consulta
Estética Avançada
Nutrição
Fisioterapia
Cirurgia Geral
Medicina Estética

O formulário está a ser carregado. Por favor aguarde.

Agendar Consulta
Agendar Consulta
Estética Avançada
Nutrição
Fisioterapia
Cirurgia Geral
Medicina Estética

O formulário está a ser carregado. Por favor aguarde.

dra_elsie_noticia
Elsie Lopes, especialista em flebologia - Varizes “não é só um problema estético... é também de saúde”

Elsie Lopes, especialista em flebologia

Varizes “não é só um problema estético… é também de saúde”

Elsie Lopes, médica cabo-verdiana, especialista em flebologia (tratamento de varizes dos membros inferiores), residente em Leiria, Portugal, lançou recentemente o livro sobre o assunto, “Dominando a escleroterapia”. Ao A NAÇÃO alertou que o problema da doença venosa deve ser encarado como um problema “de saúde” e não apenas como uma questão “estética”.

Elsie Lopes, 53 anos, natural de São Vicente, a viver há muito em Portugal, resolveu colocar em livro os conhecimentos que adquiriu ao longo da sua prática medicinal. “Dominando a Escleroterapia” é o título da obra, lançada recentemente, na qual compila e apresenta os saberes adquiridos nesta área bastante importante para a saúde e bem-estar das pessoas.

Afinal, além do desconforto físico, como diz a nossa entrevistada, “o problema das varizes não é só́ um problema estético… é também um problema de saúde”.

É que, como salienta, por trás dos vasos incómodos pode haver uma condição venosa significativa que, a longo prazo, pode ser incapacitante, caso não for devidamente tratado.

“Com esta obra os leitores, sobretudo os do ramo da medicina, poderão aprender sobre a avaliação de pacientes, o reconhecimento de possíveis complicações e as melhores abordagens de tratamento para varizes. É também um trabalho complementa as formações realizadas o que, proporciona uma visão concisa sobre o tratamento das pequenas veias superficiais da pele, frequentemente consideradas apenas uma questão estética, mas que deve ser valorizado como doença que afecta um número considerável de pessoas”, ressalta.

“O meu desejo”, confessa também, “é que no final da leitura, os profissionais do ramo se sintam aptos a realizar uma avaliação completa dos pacientes com varizes, identificar as varizes que necessitam de tratamento e aplicar corretamente a técnica de esclerose de varizes”.

 

Transferência de conhecimentos para Cabo Verde

Como cabo-verdiana, a trabalhar em Portugal, Elsie Lopes expressa grande interesse em transferir os conhecimentos e as experiências adquiridos ao longo de sua trajectória profissional para o seu país natal, Cabo Verde, não apenas na área da escleroterapia, mas também em outras áreas médicas a que se encontra ligada.

“Se houver uma procura significativa por formação nessa área em Cabo Verde, estarei disponível em ajudar a encontrar formas de trazer esses conhecimentos ao meu país de origem”, enfatiza.

Independentemente disso, a nossa entrevistada disse esperar que a publicação de “Dominando a escleroterapia” proporcione informações valiosas às pessoas que sofrem de varizes, permitindo-lhes compreender os potenciais riscos e efeitos colaterais associados à doença e aos tratamentos.

“Com esse conhecimento, os pacientes poderão participar de forma mais activa nas discussões sobre as suas opções de tratamento, capacitando-os a tomar decisões informadas em conjunto com os seus médicos”, sustenta.

 

Escleroterapia e tendências futuras  

A escleroterapia, um tratamento usado principalmente para eliminar varizes e vasos sanguíneos não saudáveis, na afirmação da nossa entrevistada, evoluiu significativamente ao longo dos anos.

Como refere, desde o século XIX, quando se utilizavam substâncias irritantes como o cloreto de sódio, a segurança e a eficácia dos tratamentos de varizes e outros problemas melhoraram consideravelmente.

“As soluções esclerosantes, como o polidocanol e o etoxisclerol, tornaram-se populares devido à sua eficácia e menor taxa de complicações”, realça Elsie Lopes.

A par disso, a combinação de escleroterapia com outras técnicas, como laser e radio- frequência, tornou-se mais comum, maximizando a eficácia dos tratamentos.

 

Lançamento do livro em Cabo Verde

Elsie Lopes confessa, igualmente, que gostaria lançar o livro em Cabo Verde, por esta ser uma oportunidade para partilhar a alegria e a felicidade com sua família e os amigos queridos e cabo-verdianos, no geral. “Sinto-me grata pelas pessoas que me rodeiam e torcem por mim, são para mim o combustível das minhas conquistas e celebrações”, confessa.As aspirações futuras de Elsie Lopes na medicina e na escrita giram em torno de encontrar um equilíbrio mais saudável e significativo. Embora não se considere uma escritora por completo, a entrevistada do A NAÇÃO diz ter vários projectos em mente que a entusiasmam. “Enquanto tiver energia e capacidade, continuarei a correr atrás dos meus objetivos”, afirma.

 

BIOGRAFIA

Elsie Helga Lopes nasceu, a 23 de Agosto de 1971, na cidade do Mindelo, em São Vicente. Formou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Coimbra (FMUC) em 1998 e desde então tem-se dedicado a aprimorar os seus conhecimentos e habilidades na área de flebologia (tratamento de varizes dos membros inferiores). Já trabalhou em diversos hospitais. Fora do ambiente profissional, Elsie Lopes diz gostar de uma vida saudável, daí praticar a meditação e o exercício físico regularmente.

 

Ver a notícia – Jornal independente A nação